quinta-feira, 16 de agosto de 2012


A Falha de Santo André ou Falha de San Andreas (em inglês: San Andreas Fault) é uma falha geológica tangencial que se prolonga por cerca de 1290 km através da Califórnia. A falha de San Andreas marca um limite transformante entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-americana. É uma falha famosa por produzir grandes e devastadores sismos, como o sismo de São Francisco de 1906que destruiu a cidade.
Existe a crença popular de que um grande abalo sísmico poderá dividir o estado da Califórnia em dois. Nesta crença, uma parte do estado "se desprenderia" do continente e formaria uma ilha. Tal evento é cientificamente possível, e poderia ocorrer naturalmente em milhões de anos, um sismo em grande escala aceleraria este processo.
  Na porção ocidental dos Estados Unidos, mais exatamente no estado da Califórnia, ocorre um movimento tangencial entre duas placas tectônicas (a placa norte-americana e a placa do Pacífico), a primeira desliza 14 milímetros por ano em sentido sudeste, já a placa do Pacífico desloca-se 5 milímetros no sentido oposto da primeira. Essa movimentação das placas gerou uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas. O atrito entre essas duas placas gera frequentes terremotos na região, o que torna a Califórnia uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta.


Terremotos relevantes

A Falha de Santo André tem um histórico de notáveis abalos sísmicos:
§                    1857 - Com epicentro ao sul de Parkfield e magnitude 8,0 na Escala de Richter, causou apenas duas mortes.
§                    1906 - Conhecido como Sismo de San Francisco de 1906, deixou cerca de três mil mortos em decorrência dos abalos e incêndios subsequentes. Atingiu 7,8 graus na escala de Richter.
§                    1989 - Com magnitude de 7,1 na escala de Richter, este tremor causou 63 mortes e danos moderados em diversos lugares da Baía de São Francisco.

SITES:http://www.brasilescola.com/geografia/falha-san-andreas.htm   e http://pt.wikipedia.org/wiki/Falha_de_Santo_Andr%C3%A9

Nenhum comentário:

Postar um comentário